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Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
KESSON, Kathleen e OLIVEIRA, Marco Alexandre de. Diversificando o universalismo: neo-humanismo, internationalismo e interculturalismo na educação. Práxis Educativa [online]. 2023, vol.18, e21481. Epub 03-Jul-2023. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.18.21481.049.
O neo-humanismo é uma filosofia proposta por Prabhat Rainjan Sarkar que reconhece que a humanidade precisa de uma nova narrativa que possa fornecer inspiração, orientação e ferramentas para transformar os eus individuais e os futuros coletivos. Embora reconhecendo o papel vital que o humanismo desempenhou na marcha histórica em direção a uma maior liberdade, justiça, paz, conhecimento e a visão utópica de uma humanidade unida, o neo-humanismo desafia as limitações do humanismo, emaranhado como está com a hoste de táticas de poder/sobre que caracterizam a modernidade. “Diversificando o universalismo” explora o neohumanismo e a educação neohumanista ao lado de dois paradigmas dominantes e contemporâneos de uma abordagem educacional global voltada para a realização dos altos ideais de um mundo unido, internacionalismo e interculturalismo, avaliando suas compatibilidades e contrastes, examinando seus pontos fortes e fracos e sugerindo maneiras em que a integração de certos princípios e práticas pode resultar em uma síntese mais abrangente e eficaz do que qualquer um deles isoladamente.
Palavras-chave : Neohumanismo; Internacionalismo; Interculturalismo.