SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Atitudes dos estudantes da Faculdade de Educação (Kosovo) sobre a prática pedagógica na sua formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ARIAS-ORTEGA, Katerin; CASTRO, Valentina  e  ZUCCONE, Ángela. Um olhar sobre a relação professor-aluno Mapuche na educação intercultural em La Araucanía, Chile. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e21435.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.21435.002.

O artigo apresenta resultados de pesquisas que aprofundam o significado da relação professor-aluno mapuche nos processos de ensino e aprendizagem da língua e cultura mapuche na sala de aula, em três escolas localizadas em comunidades indígenas de La Araucanía, Chile. A metodologia é qualitativa a partir de uma abordagem etnográfica escolar, para revelar o que está implícito e não documentado nas relações pedagógicas, durante o desenvolvimento da situação de aprendizagem. Os resultados mostram que na relação professor-aluno mapuche predomina uma interação hegemônica e violenta, prevalecendo uma relação de poder que afeta negativamente o desenvolvimento da identidade sociocultural dos alunos mapuches. Discutimos os problemas de uma relação professor-aluno Mapuche caracterizada por uma comunicação unilateral com poucas competências emocionais, o que limita o aprendizado da língua e da cultura indígena.

Palavras-chave : Relação professor-aluno mapuche; Educação intercultural; Níveis de interação na comunicação; Língua indígena.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )