SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Um olhar sobre a relação professor-aluno Mapuche na educação intercultural em La Araucanía, ChilePropostas para o ensino na Educação Especial: contribuições do campo acadêmico brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

AVDIU-KRYEZIU, Shqipe  e  KRYEZIU, Veli. Atitudes dos estudantes da Faculdade de Educação (Kosovo) sobre a prática pedagógica na sua formação. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22711.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22711.005.

Este artigo explora as atitudes dos alunos diante do atendimento para a prática pedagógica no programa de estudos Educação Pré-Escolar e Ensino Fundamental, considerando que estes programas no âmbito das Faculdades de Educação têem a missão de ensinar. A pesquisa foi realizada utilizando o método qualitativo. O instrumento para realização da pesquisa foi uma entrevista semiestruturada com um total de 15 alunos desses programas de prática pedagógica. Por meio da literatura revisada e de pesquisas qualitativas, obtivemos resultados de que a prática pedagógica é útil e prepara os alunos para estarem prontos para o trabalho docente ao final do curso. Além disso, o programa orienta os professores na escola, bem como os professores supervisores dão uma contribuição extraordinária para o desenvolvimento profissional dos alunos em formação. Para concluir, extraímos as atitudes dos alunos sobre a importância da aprendizagem prática. Os alunos da prática pedagógica em instituições de ensino têm se beneficiado de experiências relacionadas à coooperação, ao planejamento, à inclusão e à realização de planejamento. A investigação assume particular importância no domínio da educação, serve estudantes de Faculdades de Educação, prodessores da Educação Básica, docentes do Ensino Superior, e como tal é útil para as ciências da Educação em geral.

Palavras-chave : Formação de professores; Prática pedagógica; Faculdade de Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )