SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Propostas para o ensino na Educação Especial: contribuições do campo acadêmico brasileiroAvaliação formativa, uso das TIC e articulação curricular na carreira de pedagogia filosófica e nos cursos de filosofia do ensino médio ou secundário no Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PEREZ-ROBLES, Antonio; DELORD, Gabriela; PEREZ-RODRIGUEZ, Noelia  e  AL-LAL, Soraya Hamed. Professores universitários de disciplinas CTS: percepções dos alunos sobre a melhora do ensino. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22885.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22885.008.

Este estudo analisa a melhora da prática docente dos professores universitários em relação aos seus conteúdos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) dentro do processo de formação a partir das avaliações das aulas dadas aos 414 alunos da Universidade de Sevilha. Fora utilizado um questionário Likert com 26 itens agrupados em pares, cada par refletindo duas abordagens de ensino contrastantes: ensino centrado no professor e ensino centrado no aluno, e organizados em 3 categorias: conteúdo, metodologia e avaliação. A análise factorial e descritiva mostra uma mudança em direção ao ensino centrado no aluno nos seguintes aspectos: trabalho com problemas, interações entre conteúdos, idéias dos alunos e avaliação formativa e participativa. Conclui-se que a formação está promovendo melhorias nos professores, ainda que parciais e que o questionário tem sido um instrumento adequado para obter a opinião significativa dos alunos.

Palavras-chave : Ensino superior; Opinião dos alunos; Formação de Professores CTS.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )