Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
FLORES, Ricardo Alberto Reza e PENA, Marco Antonio Guemez. Aprendizagem Baseada em Modelagem assistida com Inteligência Artificial em Ciências Naturais: proposta de intervenção neurodidática. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22722. Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22722.011.
O processo de ensino-aprendizagem das Ciências Naturais pode ser estimulado com aspectos neurofuncionais para o desenvolvimento cognitivo, por meio de metodologias ativas inovadoras. Diante dessa situação, o objetivo da pesquisa foi capacitar professores sobre a Aprendizagem Baseada em Modelagem (ABM) e o uso da Inteligência Artificial (IA) e promover o desenho e implementação de sequências neurodidáticas aplicáveis em salas de aula. Metodologicamente, a pesquisa foi mista onde participaram 35 professores e 125 alunos do Ensino Fundamental; foram utilizados um instrumento pós-intervenção e uma entrevista semiestruturada. Os resultados inferem que os momentos neuroeducativos orientados pelos professores geraram aprendizagens significativas e emoções positivas nos alunos. Conclui-se que interligar ABM e IA promove uma educação digna e de qualidade, de acordo com os novos cenários educacionais globais e favorece o desenvolvimento de competências técnico-científicas.
Palavras-chave : Aprendizagem Baseada em Modelagem; Inteligência Artificial; Neuroeducação.