SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19A apropriação da teoria de Pierre Bourdieu nas pesquisas que tratam das políticas públicas educacionais no Brasil e na Argentina (2015-2022)Uma análise sobre como se configuram rigor metodológico e confiabilidade na pesquisa qualitativa em teses e dissertações em áreas biomédicas e não-biomédicas no período 2008-2018 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BARROS, Leonardo de Oliveira  e  REIS, Andreza Nathielly Batista. Trajetória acadêmica e de carreira de universitárias grávidas ou com filhos(as). Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22624.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22624.013.

Neste artigo, objetivou-se analisar como se dão a permanência e o progresso de universitárias grávidas ou com filhos(as) menores de idade na Graduação. Participaram desta pesquisa, 131 mulheres, das quais 90,1% já possuíam filhos(as), 50,4% não precisaram interromper a Graduação devido à gravidez, e 45% se autodeclararam pardas. As participantes responderam de forma online à Escala de Apoio Social, à Escala de Motivação Acadêmica, à Escala de Identidade Profissional de Macleod Clark e a um questionário demográfico. Os resultados foram analisados no software SPSS (versão 21) e indicaram correlações entre a motivação acadêmica, a identidade profissional e o apoio social. A desmotivação se correlacionou negativamente com a identidade profissional e o apoio social. Foram encontradas diferenças de média para o apoio social e fatores da motivação em função do suporte familiar e paterno e de responsabilidade doméstica. Concluiu-se que esses construtos são importantes na construção de uma carreira satisfatória para essas estudantes.

Palavras-chave : Maternidade; Orientação profissional; Estudante universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )