SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19O trabalho pedagógico no Ensino Superior Politécnico de Portugal: uma análise a partir dos Institutos PolitécnicosEstado do conhecimento: contributos para o desenvolvimento da formação continuada intercultural de professores/as índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

TORRES, Ana María; MORENO-MEDINA, Irene  e  FUENTES, Sergio Sánchez. Desigualdades educativas durante o ensino à distância de emergência por COVID-19: uma revisão sistemática. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22670.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22670.016.

As escolas de todo o mundo sofreram mudanças rápidas quando enfrentaram a situação de emergência causada pela pandemia da COVID-19. O objetivo deste artigo é analisar as variáveis identificadas na literatura científica de estudos que visaram compreender o impacto das desigualdades educativas durante a educação à distância de emergência da COVID-19. Foi realizada uma revisão sistemática que incluiu a análise de variáveis relacionadas com a amostra e a metodologia utilizada. O método PRISMA foi aplicado em três fases. A amostra foi composta por 298 artigos que cumpriram os critérios de inclusão. Os resultados estão divididos por ano, país, características da amostra, níveis de ensino, estratégias de intervenção e abordagens metodológicas. Esta pesquisa mostra que as desigualdades educativas não são totalmente abordadas nos estudos, pois há desigualdade baseada na pertença à comunidade educativa ou à nacionalidade.

Palavras-chave : Desigualdade; Ensino de emergência; Ensino à distância; Coronavírus; Revisão sistemática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )