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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

TORRES-ACURIO, Julissa  e  TURPO-CHAPARRO, Josue Edison. Gestão educacional intercultural bilíngue em instituições rurais peruanas em tempos de Covid-19. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22824.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22824.024.

O objetivo foi analisar a gestão de 156 gestores de instituições rurais peruanas de educação intercultural bilíngue durante três anos (A01,02.03) em confinamento devido à Covid-19, abrangendo políticas linguísticas pluralistas e democráticas (D1), desenvolvimento das potencialidades dos alunos (D2) e espaços virtuais multilíngues e multiculturais (D3). Foram avaliadas análises fatoriais exploratórias, confirmatórias e ANOVA. Os resultados demonstram: validade do instrumento, consistência de suas correlações e análise de variância. Em D1 para A01 59,4±10,5%, para A02 65,4±10,9% e para A03 70,2±11,6% evidenciando uma implementação inadequada de políticas linguísticas pluralistas e democráticas. Em D2 para A01 75,1±4,6%, para A02 58,5±6,5% e para A03 75,0±7,9%, demonstrando que os modelos educacionais multilíngues não integram nem permitem o desenvolvimento do potencial dos alunos. No D3, para A01 75,1±4,6%, para A02 73,5±2,5% e para A03 74,2±8,5%, apontando que os espaços virtuais limitam o desenvolvimento e a integração dos alunos bilíngues.

Palavras-chave : Gestão; Educação Intercultural Bilíngue; Covid-19.

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