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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FERNANDES, Maria Lidia Bueno; PATINO, Kathia Núñez  e  GOZALEZ, Martín Plascencia. Processos educativos emancipatórios, aprofundando o diálogo inadiável com os movimentos contra hegemônicos. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e23083.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.23083.025.

Este artigo aborda a perspectiva teórica da educação intercultural e apresenta experiências educacionais que buscam escapar do processo de padronização e homogeneização em que a educação formal tradicional está frequentemente envolvida. Ancorado em diálogos com Projetos Populares apresenta experiências que, com os movimentos sociais, articulam respostas à crise social e educacional contemporâneas. Em termos teóricos, discute a perspectiva da escola em contexto, ou seja, a escola contextualizada territorial e culturalmente. As pesquisas são de base qualitativa e ancoram-se nas metodologias que têm o dialogismo como princípio. Conclui que as práticas de organização política geradas pelos movimentos sociais são tochas para a construção de projetos e práticas educacionais contra-hegemônicas.

Palavras-chave : Contra-hegemonia; Emancipação; Movimentos sociais; Direito à educação.

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