SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Processos educativos emancipatórios, aprofundando o diálogo inadiável com os movimentos contra hegemônicosPor um ensino de Sociologia engajado: proposições a partir da pedagogia de bell hooks índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SANTOS, Maria Caroline Cavalcante dos  e  RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. Expansão do Ensino a Distância: a Universidade Pitágoras Unopar sob a lógica da financeirização. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22828.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22828.027.

Este artigo teve como objetivo analisar a expansão do Ensino Superior a distância da Universidade Pitágoras Unopar sob a lógica da financeirização. A metodologia adotada parte do levantamento bibliográfico, com abordagem qualitativa e análise documental. Os resultados evidenciam que a Universidade Pitágoras Unopar possui grande participação no Ensino a Distância (EaD) no Brasil, representando, aproximadamente, 12% entre as Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, e 13,41% entre as IES privadas no ano de 2020. Identificou-se que a predominância de matrículas na modalidade EaD influenciou a Kroton/Cogna a criar, nos anos de 2019 e 2020, oito faculdades com a marca Unopar, além de criar marketing com plataformas digitais, com o objetivo de fortalecer o mercado EaD, evidenciando que a Educação Superior via EaD está se expandindo de forma mercantilizada na lógica da financeirização do capital.

Palavras-chave : Financeirização; Expansão do Ensino a Distância; Unopar; Cogna/Kroton.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )