Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
MACHADO, Lucas Antunes e CAPRARA, Bernardo Mattes. Por um ensino de Sociologia engajado: proposições a partir da pedagogia de bell hooks. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22705. Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22705.028.
Este artigo apresenta reflexões em torno da pedagogia engajada proposta pela intelectual negra feminista bell hooks, a partir de uma experimentação crítica dos princípios epistemológicos presentes nas práticas de ensino de Sociologia da escola à universidade. Problematizamos as abordagens teóricas tradicionais que embasam o ensino de Sociologia, dialogando com o projeto de artesanato intelectual sugerido por Charles Wright Mills e com a interseccionalidade como ferramenta teórica e de práxis. Discorrendo sobre as nossas práticas em diferentes espaços educacionais, fundamentamos a proposição de um ensino de Sociologia engajado, que contemple experiência, pensamento e prática no processo de aprendizagem.
Palavras-chave : Ensino de Sociologia; Pedagogia engajada; bell hooks.