SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Expansão do Ensino a Distância: a Universidade Pitágoras Unopar sob a lógica da financeirizaçãoQuebrando barreiras e ampliando vozes: a ciência na era da equidade de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MACHADO, Lucas Antunes  e  CAPRARA, Bernardo Mattes. Por um ensino de Sociologia engajado: proposições a partir da pedagogia de bell hooks. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22705.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22705.028.

Este artigo apresenta reflexões em torno da pedagogia engajada proposta pela intelectual negra feminista bell hooks, a partir de uma experimentação crítica dos princípios epistemológicos presentes nas práticas de ensino de Sociologia da escola à universidade. Problematizamos as abordagens teóricas tradicionais que embasam o ensino de Sociologia, dialogando com o projeto de artesanato intelectual sugerido por Charles Wright Mills e com a interseccionalidade como ferramenta teórica e de práxis. Discorrendo sobre as nossas práticas em diferentes espaços educacionais, fundamentamos a proposição de um ensino de Sociologia engajado, que contemple experiência, pensamento e prática no processo de aprendizagem.

Palavras-chave : Ensino de Sociologia; Pedagogia engajada; bell hooks.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )