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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

LELIS, Diego Andrade de Jesus; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos  e  ZOPPO, Beatriz Maria. Os saberes necessários aos orientadores na Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação: um estudo de revisão. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22657.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22657.031.

A Pós-Graduação Stricto Sensu (PGSS) reúne os mais altos graus da formação acadêmica no Brasil. No centro do processo, estão os orientandos e os orientadores. A relação entre esses dois agentes é semelhante à do mestre e seu discípulo, na qual o mestre ensina ao discípulo aquilo que conhece. Este artigo de revisão tem o objetivo de investigar os saberes necessários aos orientadores na PGSS em Educação, no século XXI, a partir de artigos publicados entre os anos 2000 e 2022, na plataforma Education Resources Information Center (ERIC). Os resultados apontam para a necessidade de mais investigações sobre a orientação, sobretudo na visão dos orientadores. Dentre os saberes necessários a estes, assinalam-se os relacionados aos métodos de pesquisa e publicação, à elaboração de um cronograma para auxiliar na condução da pesquisa, à aquisição e gestão de recursos e à formação profissional dos orientandos. Destaca-se que as relações entre esses agentes estão ligadas ao êxito na conclusão do processo pelo discente.

Palavras-chave : Pós-Graduação Stricto Sensu; Orientadores; Saberes.

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