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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MORAIS, Joelson de Sousa  e  PEREIRA, Francisca Eudeilane da Silva. As práticas avaliativas no contexto do Saeb e suas implicações na constituição da subjetividade e do trabalho docente. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22580.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22580.034.

Este texto trata de uma pesquisa bibliográfica que entrelaça políticas educacionais, currículo escolar e avaliação educacional no contexto do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O objetivo geral foi compreender as implicações da avaliação externa do Saeb produzidas na prática pedagógica de professores(as) do 5º ano do Ensino Fundamental, em experiências que antecedem a aplicação da prova e que vêm repercutindo intensamente no seu ritmo de trabalho, nos sentimentos de afetação, influenciando, sobremaneira, na constituição da subjetividade docente. Os resultados elucidam que a narração de experiências cotidianas docente representa uma potente via de tessituras curriculares possíveis, que privilegiam a construção de saberes e conhecimentos pautados por uma racionalidade instituinte de formação, para além das lógicas hegemônicas dos sistemas de avaliação que acontecem nas escolas públicas da Educação Básica.

Palavras-chave : Avaliações externas; Currículo; Formação de professores(as).

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