SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19As práticas avaliativas no contexto do Saeb e suas implicações na constituição da subjetividade e do trabalho docenteO que pensam e o que sabem os futuros professores sobre o uso da calculadora no Ensino Fundamental? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BRITO, Fernanda de Jesus Santos; FERREIRA, Luciana Haddad  e  PUCCI, Renata Helena Pin. O Pibid como política pública de iniciação à docência: um olhar para os processos formativos na escrita narrativa. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22853.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22853.035.

Neste artigo, discute-se a vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e suas contribuições para a formação inicial docente. Foram tomadas para análise narrativas que registram o encontro de uma estudante do curso de Pedagogia com o cotidiano escolar, por meio do referido programa no subprojeto desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins. As narrativas foram analisadas a partir do conceito de perejivanie (Vigotski, 2018), com o objetivo de compreender as situações vividas no Pibid que se mostram, na escrita narrativa, como potencializadoras do desenvolvimento profissional de futuras professoras. Constatou-se a capacidade do Pibid em promover constantes relações entre os atores do fazer educativo escolar e em proporcionar eventos marcantes, episódios repletos de possibilidades e de colisões emocionais às licenciandas que contribuem para o desenvolvimento de seu ser professora.

Palavras-chave : Formação inicial; Narrativa; Pibid.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )