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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GARCIA-LAZARO, Desiré; ARNAL-BAILERA, Alberto  e  BELTRAN-PELLICER, Pablo. O que pensam e o que sabem os futuros professores sobre o uso da calculadora no Ensino Fundamental?. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22837.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22837.037.

Dada a relevância didática do uso de recursos tecnológicos, como a calculadora no aprendizado da matemática, é fundamental que os futuros professores tenham os conhecimentos e competências necessárias para aproveitar seu potencial. Este estudo explora o conhecimento matemático e tecnológico de futuros professores de Educação Primária, bem como suas crenças sobre o uso da calculadora como ferramenta educativa. Utiliza-se uma metodologia mista com um questionário desenhado ad hoc (n=65) que permite conhecer quais são suas crenças e autoconceito em torno do uso didático da calculadora. Além disso, incluem-se tarefas que exigem mobilizar o conhecimento tecnológico-matemático. Os resultados apontam a necessidade de um treinamento mais efetivo no uso da calculadora, integrando a formação didático-matemática à tecnológica.

Palavras-chave : Calculadora; Matemática; Formação de professores.

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