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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

VAZQUEZ-RODRIGUEZ, Oscar  e  SERRANO, Edna Luna. Referências para avaliação de professores na Educação Básica: o caso do México. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22811.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22811.045.

Este estudo examinou dois referenciais para a avaliação docente no México estabelecidos nas reformas educacionais de 2013 e 2019. Os princípios da análise de componentes foram aplicados para identificar semelhanças e distinções entre os dois processos. As categorias estudadas incluíram: perspectiva teórica, nível de abstração, abordagem metodológica, concepção de ensino, estratégias de avaliação, usos previstos e evidências de validade. Os resultados revelam uma semelhança estrutural entre ambos os processos; diferenças na concepção de ensino, competências e indicadores; e discrepâncias entre o uso declarado e os instrumentos de medição. Além disso, há a necessidade de coerência entre o uso declarado e a aplicação prática, assim como a alinhamento dos critérios e mecanismos de avaliação com a realidade educativa do docente para possibilitar a melhoria no ensino.

Palavras-chave : Educação básica; Avaliação de professores; Perfil profissional.

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