SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Referências para avaliação de professores na Educação Básica: o caso do MéxicoAutoavaliação da escola: entre o exercício da democracia participativa e o simples exercício burocrático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SEIFULLINA, Bayan S.  e  SHOKYBAYEV, Zhenis A.. Implicações educacionais da incorporação de técnicas interativas contemporâneas no currículo. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22668.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22668.046.

A análise de métodos para integrar técnicas interativas modernas nos currículos universitários é necessária devido à crescente digitalização da educação. A investigação procura avaliar a eficácia dos actuais métodos de ensino interativos, explorar a sua potencial integração com abordagens tradicionais e examinar a sua influência nos resultados de aprendizagem dos alunos. O estudo emprega métodos analíticos, sistemáticos, estatísticos, comparativos, de síntese e dedução para demonstrar que os métodos interativos podem ser categorizados e avaliados em relação a outras técnicas pedagógicas. Foi demonstrado que a integração de métodos interativos e convencionais melhora o desempenho dos alunos. O artigo enfatiza a necessidade de incorporar metodologias interativas além de palestras para cursos de química inorgânica ministrados em inglês. Uma pesquisa com 16 professores universitários indica que as abordagens interativas mais frequentemente utilizadas são métodos situacionais (88%), métodos de discussão (63%) e métodos experimentais (75%), muitas vezes usados em combinação. A aprendizagem interativa é definida no artigo como o processo de promoção da comunicação bidirecional entre instrutores e alunos, a fim de aumentar o envolvimento e agilizar a aquisição de conhecimento. O uso da língua inglesa proporciona benefícios como a possibilidade de acesso à literatura científica primária e o desenvolvimento de competências necessárias para oportunidades profissionais internacionais. Os resultados obtidos têm significado prático, pois podem ser utilizados para criar materiais metodológicos e fornecer recomendações para professores de instituições de ensino superior, faculdades ou escolas especializadas que ensinam química inorgânica em inglês.

Palavras-chave : Digitalização; Processo educativo; Abordagens pedagógicas; Ciências exatas; Candidatos ao Ensino superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )