SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Implicações educacionais da incorporação de técnicas interativas contemporâneas no currículoAssociativismo, participação e desenvolvimento comunitário durante a pandemia: um estudo na cidade do Porto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CARVALHO, Maria João de  e  FOLGADO, Cristina. Autoavaliação da escola: entre o exercício da democracia participativa e o simples exercício burocrático. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e23259.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.23259.047.

O processo de autoavaliação faz emergir um confronto de racionalidades que coloca, de um lado, uma autoavaliação instrumental e instrumentalizadora e, do outro, uma autoavaliação enquanto exercício de democracia participativa. Neste âmbito, foi objetivo desta investigação conhecer o modo como participam os atores educativos de um Agrupamento de Escolas na tomada de decisão no processo de autoavaliação. O estudo incluiu as abordagens quantitativa e qualitativa, envolvendo a aplicação de um inquérito a uma população de 217 professores e a realização de 16 entrevistas, aprovado pelo serviço de Monitorização de Inquéritos em Meio Escolar, do Ministério da Educação, Portugal. Resumida à esfera decisória dos órgãos de gestão e suas tecnoestruturas, concluiu-se que a participação no processo de autoavaliação se encontra esvaziada de uma ação emancipatória dos seus atores, razão pela qual, aventa-se, não foi ainda encontrado o caminho para uma autoavaliação transformadora que sirva à escola democrática.

Palavras-chave : Autoavaliação; Participação; Escola democrática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )