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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CAMPOS, Aida Lorenzo  e  VILLAR, Belén Caballo. Associativismo, participação e desenvolvimento comunitário durante a pandemia: um estudo na cidade do Porto. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22820.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22820.048.

Este artigo apresenta os principais resultados de um estudo comparativo sobre a realidade associativa e de participação no Porto (Portugal), antes e depois da pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa longitudinal que teve início em 2018, com a análise do trabalho sociocomunitário de cinco entidades. Em 2022, foi realizada a segunda fase, com o objetivo de compreender em que medida a pandemia poderia motivar mudanças em suas dinâmicas associativas. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com informantes-chave, e a informação foi analisada com base em tópicos. As principais conclusões indicam uma necessidade urgente de adaptação, que persiste no novo cenário social. As mudanças mais significativas afetam a metodologia de trabalho, e as maiores dificuldades são econômicas, assim como a redução de recursos humanos. Também são reconhecidos benefícios decorrentes da pandemia, como novas oportunidades relacionadas ao uso da internet e um aumento na participação.

Palavras-chave : Participação; Associação; Pandemia.

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