SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Associativismo, participação e desenvolvimento comunitário durante a pandemia: um estudo na cidade do PortoValidação de escala para mensuração da perspectiva de gênero na Educação Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SCHLESENER, Anita Helena. Educação e linguagem: notas sobre o aprendizado e a realidade. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e23151.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.23151.049.

Neste artigo, teve-se o objetivo de desenvolver algumas reflexões sobre as mudanças em curso e os novos desafios que se apresentam no processo de formação acadêmica na apropriação da leitura e da interpretação de textos clássicos e de sua importância para a compreensão da realidade em seu movimento, pressupondo que a linguagem é metafórica e política. Dessa perspectiva, os pressupostos metodológicos fundamentam-se no materialismo histórico, desde Marx, Gramsci e teóricos da Escola de Frankfurt. Discorre-se sobre alguns métodos de investigação que compõem o horizonte ideológico de quem escreve e de quem lê. Seguem-se, então, algumas notas sobre as possibilidades de a teoria interrogar a realidade efetiva, parte do significado de ler e interpretar o escrito, cotejando-o com a leitura do mundo, o que implica novamente conhecer o aporte teórico do autor. A partir desses pressupostos, reflete-se sobre a relação entre linguagem e educação e a importância e as possibilidades de uma teoria possibilitar a compreensão do real.

Palavras-chave : Linguagem; Educação; Filosofia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )