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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MARTINS, Erika Moreira. Convergência de interesses na reforma educacional na América Latina e no Caribe: genealogia e atuação de uma rede de governança multinível. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22852.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22852.051.

Neste artigo, visa-se compreender a emergência e a ação de uma rede de governança multinível na América Latina e no Caribe. Para tanto, analisa-se a Rede Latino-Americana de Organizações da Sociedade Civil para a Educação (Reduca), uma “rede de redes” que almeja fomentar uma agenda regional em conformidade com a reforma global da educação, sem negligenciar os interesses dos empresários organizados localmente. Utilizando-se dos referenciais teóricos de Rhodes (2007) e Jessop (1998) sobre a nova governança e empregando métodos como a análise de documentos, observação de eventos e realização de entrevistas, estabelece-se a conexão entre a origem da Reduca e o contexto, os atores e os objetivos das redes que a antecederam, sob uma perspectiva relacional. O estudo ressalta como a dinâmica entre o local, o regional e o global pode ser impactada pela convergência de interesses entre organizações multilaterais e redes empresariais e suscita questionamentos acerca da relação entre governança multinível e participação democrática.

Palavras-chave : Reforma educativa; Governança multinível da educação; Redes de política; América Latina e Caribe; Reduca.

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