SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Uma proposta de política pública para evasão nos cursos de Licenciatura de Ciência da Natureza e MatemáticaAportes epistemetodológicos de Pierre Bourdieu para a pesquisa no campo da Política Educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

NAKANICHI, Claudia; SILVA, Michael Santos  e  FURLANETTO, Ecleide Cunico. Os impactos da pandemia e o uso das TICs nas práticas pedagógicas em instituições escolares: uma revisão de literatura. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22816.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22816.055.

Este artigo versa sobre o contexto vivido na pandemia e as práticas pedagógicas usadas em instituições escolares com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O escopo deste estudo foi investigar as práticas usadas em diversas instituições escolares nos anos de 2020 a 2022. O estudo caracterizou-se por ser qualitativo e descritivo, a partir do levantamento de pesquisas com consulta nos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Periódicos CAPES), no Google Acadêmico e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Os principais resultados apontaram que há necessidade de estrutura e formação docente, carência de políticas públicas, entraves no acesso à internet, prejuízos sociais e práticas exitosas usando metodologias ativas e inovadoras.

Palavras-chave : Práticas pedagógicas em instituições escolares; TICs; Pandemia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )