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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

COMAS-FORGAS, Rubén; ALVAREZ-GARCIA, Olaya  e  CERDA-NAVARRO, Antoni. Desmascarando periódicos predatórios em ciências da educação: um estudo sobre prevalência, características e visibilidade. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22563.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22563.001.

Este estudo explora o panorama dos periódicos predatórios nas ciências da educação examinando sua prevalência, editores, países de origem, anos de lançamento, práticas ilícitas e métricas de pesquisa na Internet, com foco em periódicos indexados no Cabell's Predatory Reports (n=443). As revistas científicas da educação representam 2,75% do total de revistas predatórias listadas na base de dados, principalmente espalhadas por editoras de pequena escala. Os EUA, a Nigéria e a Índia surgem como grandes centros e os resultados revelam um rápido crescimento de revistas predatórias entre 2011-2015, seguido por uma proliferação mais lenta. As violações do processo de publicação e revisão por pares são as práticas ilícitas mais comuns. As métricas de pesquisa na Internet indicam um aumento do tráfego orgânico para websites de revistas predatórias entre 2017 e 2021, levantando preocupações sobre o seu potencial impacto no panorama da publicação académica. As conclusões sublinham a necessidade de esforços contínuos para aumentar a sensibilização, promover práticas éticas de publicação e proteger a integridade académica nas publicações de ciências da educação.

Palavras-chave : Periódicos predatórios; Publicações científicas; Ciências da educação; Métricas de pesquisa na Internet.

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