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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ADILLON, Maria Vallespir; BELLON, Eva María Espiñeira; CANTERO, Jesús Miguel Muñoz  e  FORGAS, Rubén Comas. Integridade acadêmica na formação inicial de professores: uma revisão da literatura. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e23273.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.23273.026.

Esta pesquisa realiza uma revisão detalhada sobre integridade acadêmica na formação de professores, analisando a prevalência, razões e soluções para desonestidade acadêmica. A partir de um total inicial de 693 artigos indexados no Web of Science e Scopus, 23 foram selecionados com base em critérios rigorosos, revelando problemas como plágio e trapaças entre futuros professores. O estudo aponta a pressão acadêmica, a falta de habilidades e a confusão sobre os princípios de integridade como fatores chave que impulsionam comportamentos desonestos. Enfatiza a importância de estratégias abrangentes para combater isso, incluindo educação ética, desenvolvimento de tecnologias de detecção e cultivo de uma cultura que priorize a honestidade. Com o surgimento da IA, adaptar medidas de integridade torna-se crucial. Pesquisas futuras devem focar em metodologias inovadoras, a eficácia de programas de ética e o impacto da tecnologia na manutenção de padrões acadêmicos, destacando a responsabilidade da comunidade educacional em promover um ambiente honesto, essencial para a credibilidade dos futuros educadores.

Palavras-chave : Integridade; Revisão sistemática; Formação de professores; Professores.

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