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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SOUSA SOBRINHO, Aysllan de  e  CAVALCANTI, Cacilda Rodrigues. Habitus e performatividade na prática docente da rede estadual de ensino do Piauí: implicações da política do Enem. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22732.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22732.007.

Este artigo objetiva analisar as implicações da política do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a prática docente. Questiona-se: A prática docente no Ensino Médio do Piauí tem sido balizada pela performatividade como parte do habitus profissional docente? De que forma? Para responder a essa questão, o artigo fundamenta-se no referencial teórico de Bourdieu e no seu método praxiológico. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com professores de duas escolas do Piauí, submetidas à análise do discurso de Maingueneau. Os resultados apontam que a prática docente tem sido estruturada por metas de resultados, práticas treineiras e performáticas. Essa prática performática é incorporada pelos professores, porque é um elemento forte do habitus profissional, consubstanciado na tradição meritocrática como discurso simbólico da justiça social. Os professores aderem à performatividade na medida em que seu habitus profissional está predisposto a incorporá-la, na relação dialética entre a subjetividade e sua posição no campo social.

Palavras-chave : Habitus; Performatividade; Exame Nacional do Ensino Médio.

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