SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Habitus e performatividade na prática docente da rede estadual de ensino do Piauí: implicações da política do EnemTransformação educacional no Uruguai: análise de documentos marco para a Educação Básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

JARA, Armando Rojas; CABRERA, Óscar Maureira; FIGUEROA, Luis Ahumada  e  MUNOZ, Erick Vidal. Colaboração e liderança compartilhada: chaves para a melhoria da educação profissional de nível médio no Chile. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22911.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22911.009.

Este artigo tem como objetivo examinar as práticas colaborativas, os padrões de liderança distribuída e a cultura colaborativa em três escolas de ensino médio profissionalizante no Chile, que apresentam uma trajetória sustentada de melhoria escolar. Para o exame das práticas colaborativas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gerentes e grupos focais com chefes de departamentos, chefes de especialidades e professores de educação geral e diferenciada, e foi aplicado o questionário Social Network Analysis (SNA). Para a identificação dos padrões de liderança distribuída, foi aplicado o Questionário Multidimensional de Liderança Distribuída (CMLD). Conclui-se que, nos três casos estudados, há uma alta valorização do trabalho colaborativo e das práticas de liderança distribuída em sua gestão. Da mesma forma, tanto os gerentes quanto os professores mostram uma tendência a pensar no aprimoramento como um processo conjunto.

Palavras-chave : Liderança distribuída; Cultura colaborativa; Melhoria da escola.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )