Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Práxis Educativa
versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
JARA, Armando Rojas; CABRERA, Óscar Maureira; FIGUEROA, Luis Ahumada e MUNOZ, Erick Vidal. Colaboração e liderança compartilhada: chaves para a melhoria da educação profissional de nível médio no Chile. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22911. Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22911.009.
Este artigo tem como objetivo examinar as práticas colaborativas, os padrões de liderança distribuída e a cultura colaborativa em três escolas de ensino médio profissionalizante no Chile, que apresentam uma trajetória sustentada de melhoria escolar. Para o exame das práticas colaborativas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gerentes e grupos focais com chefes de departamentos, chefes de especialidades e professores de educação geral e diferenciada, e foi aplicado o questionário Social Network Analysis (SNA). Para a identificação dos padrões de liderança distribuída, foi aplicado o Questionário Multidimensional de Liderança Distribuída (CMLD). Conclui-se que, nos três casos estudados, há uma alta valorização do trabalho colaborativo e das práticas de liderança distribuída em sua gestão. Da mesma forma, tanto os gerentes quanto os professores mostram uma tendência a pensar no aprimoramento como um processo conjunto.
Palavras-chave : Liderança distribuída; Cultura colaborativa; Melhoria da escola.