SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Colaboração e liderança compartilhada: chaves para a melhoria da educação profissional de nível médio no ChileA proposta de Estatuto Único do Professor na Colômbia na Educação Básica, Secundária e Secundária: Uma comparação com os Estatutos Atuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

QUESTA-TORTEROLO, Mariela  e  TECHERA, Andrea Tejera. Transformação educacional no Uruguai: análise de documentos marco para a Educação Básica. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22864.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22864.020.

Este artigo teve como objetivo sistematizar e analisar os documentos que norteiam os processos de transformação educacional no sistema educacional uruguaio, iniciados em 2020. Para tanto, examinou-se o conteúdo de nove documentos oficiais relacionados à Transformação Curricular Integral, com base em três dimensões teóricas: epistemológica, pedagógica e institucional, e a teoria das transições críticas. Os resultados mostram que os documentos propõem uma visão curricular baseada no desenvolvimento de competências e na aprendizagem, o que requer mudanças nas metodologias de ensino, nas estratégias didáticas e na avaliação. Da mesma forma, propõe-se uma gestão escolar que promova a autonomia e a participação das comunidades educativas. Conclui-se que a Transformação Educacional é um processo complexo e dinâmico, que envolve desafios e oportunidades para a melhoria da qualidade educacional. Algumas recomendações são sugeridas para abordar as transições críticas que podem surgir na implementação das mudanças.

Palavras-chave : Transformação educacional; Currículo; Competências; Uruguai.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )