SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Transformação educacional no Uruguai: análise de documentos marco para a Educação BásicaO direito à educação no Mercosul: ações de acolhimento de imigrantes em Dourados-MS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PEREZ, Jhan Carlos Herrera; LONDONO, Efraín Darío Ochoa  e  ZULUAGA, Jefferson Tello. A proposta de Estatuto Único do Professor na Colômbia na Educação Básica, Secundária e Secundária: Uma comparação com os Estatutos Atuais. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22802.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22802.021.

Este texto aborda a situação financeira dos professores na Colômbia, com o objetivo geral de fazer uma comparação entre os atuais estatutos docentes na Colômbia (2277 e 1278) e a proposta do Estatuto Único do Ensino. Além disso, foi realizada uma revisão sistemática dos principais artigos e documentos governamentais, centrando-se nos objectivos da educação, nas promoções e nas características do emprego dos professores. A busca bibliográfica foi realizada em bases de dados como EBSCO, Dialnet Plus, Scielo, Google Scholar, Scopus, Web of Science. Os resultados mostram discrepâncias entre os decretos evidenciados nas condições de promoção, processos de avaliação e diferentes remunerações. Conclui-se que os problemas de financiamento e remuneração dos professores estiveram presentes ao longo da história dos professores na Colômbia, tornando necessário propor processos de nivelamento salarial e de promoção que considerem a experiência, a formação acadêmica e os méritos do professor para melhorar seu desempenho. condições salariais.

Palavras-chave : Estatutos docentes; Educação pública; Classificações de ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )