SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19O direito à educação no Mercosul: ações de acolhimento de imigrantes em Dourados-MSBrasil e Paraguai: especificidade fronteiriça nas práticas pedagógicas e legislação em vigência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ALVES, Andrêssa Gomes de Rezende  e  BIGARELLA, Nadia. Políticas para a gestão da Educação Básica em Mato Grosso do Sul: ressignificando velhos conceitos. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22845.  Epub 31-Maio-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22845.033.

Neste artigo, visou-se discutir os conceitos de gestão democrática e participação na escola, a partir das políticas para a educação desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul no período de 2007 a 2022. A investigação compreendeu coleta, sistematização e análise de documentos produzidos em âmbito federal e estadual, como legislação, políticas e programas voltados para a Educação Básica. Os resultados permitiram constatar que os programas governamentais que nortearam as políticas educacionais no período supracitado priorizaram a inserção de conceitos de gestão gerencial, causando implicações no processo de participação da comunidade nas decisões dos rumos da escola. Esse modelo de gestão fez adequação no trabalhado docente, voltando-o para atender interesses do mercado, ressignificando a sua identidade profissional. Criou-se, assim, um ambiente de instabilidade, de insegurança, de competitividade e de afastamento do debate na perspectiva de gestão democrática, distanciando a escola da acepção aristotélica, que defende que política deve promover o diálogo mais humanizado, relacionando a política à vida boa, justa e feliz. As relações mais humanizadas na escola são fundamentais para orientar as ações coletivas que leve à felicidade e ao bem-estar dos sujeitos.

Palavras-chave : Política educacional; Gestão educacional; Escola como espaço democrático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )