SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Gestão educativa e satisfação profissional dos professores em instituições educativas da região de Ayacucho, PeruFormação pedagógica de professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: breve histórico e os desafios contemporâneos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CARRASCO-BAHAMONDE, Juan Antonio  e  QUIERO-BASTIAS, Máximo. A política de ensino gratuito no Chile 2015-2020: fatores relacionados à substituição de taxas na oferta privada. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22833.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22833.039.

No Chile, a Lei de Inclusão de 2015 inaugurou uma nova era de reformas educacionais, visando reduzir a influência do mercado no sistema. Este estudo detalha a implementação do acesso gratuito em 717 escolas públicas financiadas por recursos privados na região metropolitana de Santiago. Utilizando modelos de regressão logística, a pesquisa identifica os fatores que impactam a eliminação das mensalidades e avalia as implicações dessas mudanças nas políticas educacionais. Os resultados demonstram que os benefícios da educação gratuita são mais perceptíveis em um segmento específico do sistema, onde as características institucionais das escolas desempenham um papel crucial na adesão à política. No entanto, os efeitos dessa política mostram-se variáveis ao longo do tempo, com a exceção das contribuições familiares, que continuam sendo um fator relevante e constante. No entanto, esses efeitos não são estáveis ao longo do período.

Palavras-chave : Taxas escolares; Gratifação; Provisão mista; Equidade; Inclusão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )