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Práxis Educativa

versão impressa ISSN 1809-4031versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CRUZ, Francisca da Silva; TEIXEIRA, Liziana Arâmbula  e  SILVA, Thaise da. Formação docente na América Latina: um paralelo entre Brasil e Paraguai. Práxis Educativa [online]. 2024, vol.19, e22765.  Epub 18-Jun-2024. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.19.22765.056.

Este estudo teve como objetivo compreender a estrutura educacional do Brasil e do Paraguai, destacando a formação de professores que atuam em turmas de alfabetização. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo documental, na qual foram analisados documentos legais que estabelecem a organização dos sistemas educacionais brasileiro e paraguaio, bem como a formação de professores e sites que auxiliam na formação continuada de alfabetizadores em ambos os países. O aporte teórico que fundamentou esta pesquisa foi o dos Estudos Culturais. Ao concluir a investigação, compreendeu-se que os sistemas de ensino das nações referidas garantem o acesso à educação. Assim sendo, ambos exigem prioritariamente o grau superior para que o professor seja considerado apto para exercer suas funções e, no que diz respeito à formação continuada de alfabetizadores, ela vem ocorrendo via plataformas on-line em programas denominados Paraguay Aprende, em vigor, e Tempo de Aprender, encerrado em 2023.

Palavras-chave : Educação; Brasil e Paraguai; Formação docente.

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