Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
OLIVEIRA-JAYME, Bruno de; REIS, Giuliano; VAN EIJCK, Michiel e ROTH, Wolff-Michael. Aulas de ciências em laboratórios de informática: uma construção discursiva do monopólio participativo. Linhas Críticas [online]. 2012, vol.18, n.35, pp.107-125. ISSN 1981-0431.
No presente estudo, examinamos como a natureza das interações entre os membros de um grupo de estudantes durante uma atividade escolar mediada pelo uso de computadores não só é influenciada pela disposição física dos componentes do grupo, como também possibilita a ocorrência de monopolização. Utilizando uma perspectiva sociocultural da aprendizagem em conjunto com a análise do discurso como ferramentas de análise e interpretação dos dados, investigou-se as trocas verbais e não verbais entre participantes um grupo de trabalho numa sala de aula do ensino fundamental para discutir as conseqüências negativas de tal dinâmica de grupo para a coesão grupal e o ensino e aprendizagem de ciências em tais ambientes escolares.
Palavras-chave : Tecnologia e Educação; Trabalho Colaborativo; Aprendizagem Baseada no Uso de Computadores; Educação em Ciências; Análise do Discurso.