Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
SILVA, Daniele Nunes Henrique e ABREU, Fabrício Santos Dias de. Narrativas de jovens surdos sobre seus processos de escolarização no Distrito Federal. Linhas Críticas [online]. 2014, vol.20, n.42, pp.325-344. ISSN 1981-0431.
O presente trabalho problematiza narrativas de surdos (participantes de atendimento em grupo com enfoque psicoeducacional) sobre seus processos de escolarização. A partir da análise dos dados, destacamos duas categorias analíticas - especificidades da trajetória escolar dos surdos (oralismo X bilinguismo) e sentimentos sobre a escola: contradições discursivas. De modo geral, os dados revelam que: a) as lembranças dos sujeitos sobre o período escolar remetem a um passado oralista, em que a proibição do uso da Língua Brasileira de Sinais marca fortemente as suas experiências institucionais; e b) a escola é um espaço descrito de forma conflitante e excludente.
Palavras-chave : Narrativa; Memória; Surdez; Bilinguismo.