Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
VIEIRA, Roseny Aparecida; BRASIL, Katia Cristina Tarouquella e LEGNANI, Viviane Neves. Violência 'na' e 'da' escola: concepções de professores e alunos adolescentes. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.708-726. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.2015/lcv21n46.708.
Diante dos impactos da violência nas escolas, torna-se necessário analisar tal fenômeno levando em consideração as perspectivas dos docentes e discentes para se alcançar maior compreensão e, ao mesmo tempo, diminuir uma visão tendenciosa sobre o problema. Assim, este artigo tem por objetivo analisar a temática da violência no contexto escolar, focalizando as interações entre alunos e professores. Na metodologia, utilizou-se grupo focal com os alunos e análise das práticas docentes junto ao grupo de professores. Os resultados desses encontros foram significativos para que surgissem reflexões sobre a dinâmica intersubjetiva entre docentes e discentes e sinalizam a importância do espaço dialógico no contexto escolar para reverter a problemática da violência nesse contexto.
Palavras-chave : Violência; Professor; Aluno; Contexto Escolar.