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Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
DELGADO, Darlan Marcelo. Inovação em educação na berlinda: da instrumentalização à emancipação. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.764-783. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.2015/lcv21n46.764.
O artigo tem como escopo a inovação em educação, particularmente na área de política e gestão educacional. Aborda-se a inovação e suas relações com o setor produtivo e com a política de ciência e tecnologia no contexto em que aquela é crescentemente valorizada como fator gerador de vantagens competitivas para o mercado. O objetivo central da pesquisa é diferenciar duas tipologias polarizadas de inovação em educação, derivadas de concepções educacionais antagônicas - a economicista e a emancipatória -, para, então, esboçar a trajetória à elaboração da acepção de inovação educacional críticoemancipatória, oriunda das contribuições teóricas dos autores da Teoria Crítica.
Palavras-chave : Política e Gestão Educacional; Política de CT&I; Inovação em Educação; Teoria Crítica.