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Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
ROSA, Josélia Euzébio da e HOBOLD, Ediséia Suethe Faust. Sistematização da tabuada em duas proposições de ensino. Linhas Críticas [online]. 2018, vol.24, e20109. Epub 13-Fev-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.20109.
Investigamos o movimento de sistematização da tabuada proposta em dois livros didáticos do segundo ano do ensino fundamental, um brasileiro e outro russo. Constatamos que as duas proposições seguem movimentos distintos. Na brasileira, a tabuada surge a partir da observação das quantidades. A essência conceitual resulta da aparência externa dos agrupamentos, carente de análise nas relações que geram sua lógica interna. Na proposição russa, por sua vez, o ensino da tabuada contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas no movimento que envolve o geral, universal, particular e singular, a partir das relações entre grandezas discretas e contínuas.
Palavras-chave : Educação matemática; Proposições de ensino; Tabuada.