Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
CARDOSO, Danilo e GURGEL, Ivã. Por uma educação científica que problematize a mídia. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e19850. Epub 11-Fev-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.19850.
O objetivo do trabalho é defender que umas das finalidades mais importantes para o ensino de ciências é a de problematizar a mídia. Para isso, primeiramente é feita uma discussão teórica sobre a epistemologia e a educação freireana. Nela, dá-se destaque ao papel da problematização no processo de conscientização. Em seguida, é realizada uma discussão sobre o papel da mídia na sociedade, ressaltando-se seus usos políticos. A partir desta discussão faz-se uma revisão de artigos sobre Educação e Mídia e Mídias e Ensino de Ciências com o objetivo de destacar as principais potencialidades desta aproximação. Por fim, argumenta-se que somente uma educação científica que problematize a mídia permite uma formação cidadã e crítica.
Palavras-chave : Mídia; Paulo Freire; Educação e Ensino de Ciências.