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Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
BRESSANE, Adriano; MOREIRA, Geraldo Eustáquio e VILLANUEVA, Sandra Bizarria Lopes. Touch-and-go as an inclusive education strategy in case of visual impairment. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23066. Epub 20-Fev-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23066.
A força perceptual nos estilos de aprendizagem refere-se a obter conhecimento mais facilmente por diferentes sistemas sensoriais. Descobrir as forças e fraquezas perceptivas de cada aluno e encontrar maneiras de melhorar sua aprendizagem é sempre um desafio para o professor. Em casos extremos, como os de baixa visão, a abordagem touch-and-go pode ser uma alternativa. Este trabalho tem por objetivo compartilhar a experiência pedagógica do uso de recursos táticos como estratégia de aprendizagem em um caso de deficiência visual, desenvolvida para apoiar aulas de Álgebra Linear e Geometria Analítica na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens). Como resultado, verificou-se facilidade no manejo dos recursos táticos pelo aluno, ganho considerável na compreensão dos conceitos teóricos e dos casos práticos analisados em sala de aula. De acordo com a percepção docente, a experimentação concreta usando a estratégia baseada em recursos táteis (touch-and-go) proporcionou apoio satisfatório para as aulas. Portanto, a abordagem touch-and-go pode ser considerada uma estratégia promissora em casos de deficiência visual.
Palavras-chave : Estratégia de aprendizagem; Deficiência visual; Mãos na massa; Álgebra Linear.