Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
VIEIRA, Isabel e SANTOS, Leonor. Avaliar para aprender em inglês e matemática no ensino secundário. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23798. Epub 10-Jul-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23798.
O presente estudo procurou compreender como duas professoras, Leonor, de inglês e Ilda, de matemática, implementam práticas avaliativas capazes de apoiar a aprendizagem dos seus alunos. Seguindo uma metodologia de natureza interpretativa, optamos pelo design de estudo de caso. A recolha de dados recorreu à observação de aulas e a entrevistas às professoras e a grupos focais de alunos, com registro áudio. A análise de dados seguiu a análise de conteúdo. Embora em disciplinas muito distintas, ambas as professoras apoiam os seus alunos com uma prática de avaliação formativa, assente numa abordagem positiva do erro que constitui uma fonte promissora para a atribuição de feedback.
Palavras-chave : Práticas avaliativas; Avaliar para aprender; Abordagem positiva do erro; Feedback; Ensino secundário.