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Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
MAGALHAES, Priscila Maria Vieira dos Santos; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataide de e LINS, Carla Patrícia Acioli. Práticas curriculares-avaliativas: Inventar cotidianamente considerando os movimentos de influência. Linhas Críticas [online]. 2019, vol.25, e23795. Epub 10-Jul-2019. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v25.2019.23795.
O estudo a que se reporta este artigo analisou os movimentos de influência que atravessam as práticas avaliativas-curriculares de professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede de ensino público do agreste pernambucano brasileiro. Os dados revelam que as políticas nacionais de avaliação, a gestão/coordenação escolar e as concepções de educação, currículo e avaliação de professores têm se revelado em movimentos de influência sob a tessitura das práticas e da organização curricular, o delineamento de uma avaliação orientada para fins pré-determinados, e a autonomia profissional e cristalização das concepções curriculares e avaliativas dos docentes.
Palavras-chave : Avaliação; Currículo; Políticas; Práticas.