Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
LIMA, Izabella Lorrayne Santana de e LEGNANI, Viviane Neves. Um olhar psicanalítico sobre a inclusão de um aluno com autismo. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e27244. Epub 28-Jul-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.27244.
O artigo busca fazer uma leitura do processo de inclusão escolar de uma criança com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) à luz da teoria psicanalítica. Lançar-se-á mão de um estudo de caso que conta com a participação de três professoras e de um aluno com diagnóstico de TEA. O estudo de caso foi construído por meio de observação participante e entrevistas com as professoras e a mãe do aluno. Pode-se perceber que as professoras realizam o processo inclusivo de forma ética, respeitando o aluno como sujeito, e compreendem que não há a possibilidade de inclusão de forma massificada, não cabendo, portanto, generalizações com base em diagnósticos apresentados pelos alunos.
Palavras-chave : Autismo; Psicanálise; Inclusão; Educação.