Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima et al. “Ser estudante” no ensino superior: aspectos valorativos da experiência na perspectiva discente. Linhas Críticas [online]. 2020, vol.26, e32512. Epub 02-Set-2020. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.32512.
O presente estudo teve como objetivo analisar as percepções dos estudantes sobre aspectos positivos e negativos da experiência acadêmica no ensino superior. Para tanto, aplicamos um questionário virtual aberto e obtivemos 305 respostas de estudantes universitários. Os resultados mais relevantes indicaram a satisfação que as/os estudantes sentem ao perceber o próprio desenvolvimento (31,5% dos participantes); e as dificuldades que enfrentam com desempenho didático das/os professoras/es da universidade (36,4%). Esses resultados reforçam a necessidade de políticas institucionais e práticas pedagógicas que incrementem o currículo dos cursos a fim de possibilitar a superação de obstáculos ao engajamento acadêmico do/a estudante.
Palavras-chave : Pedagogia universitária; Percepção dos estudantes; Didática do ensino superior; Engajamento acadêmico.