Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
RIBEIRO, Débora e DA SILVA PARREIRA GAIA, Ronan. Uma perspectiva decolonial sobre formação de professores e educação das relações étnico-raciais. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e35968. Epub 06-Abr-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35968.
O objetivo deste estudo é relacionar a formação de professores e a educação das relações étnico-raciais sob uma perspectiva decolonial. Partimos do pressuposto, reforçado também por outros autores, como Coelho e Coelho (2018), Pereira e Pereira (2020), Reis (2018), entre outros, de que a formação de professores é central para a construção de uma educação antirracista. Assim, analisamos algumas pesquisas sobre a inserção da temática da educação das relações étnico-raciais em cursos de formação de professores. Concluímos que esse processo ocorre de forma fragmentada e insuficiente, e que, diante de uma concepção decolonial, a transformação das universidades precisa ocorrer de forma estrutural em sua organização e currículo.
Palavras-chave : Formação de professores; Educação das relações étnico-raciais; Educação superior.