Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
PILLOTTO, Silvia Sell Duarte; CUNHA, Luiza Corrêa; STAMM, Eliana e GARCIA, Berenice Rocha Zabbot. Contação de história e infâncias: as narrativas (re)inventam-se. Linhas Críticas [online]. 2021, vol.27, e39147. Epub 16-Dez-2021. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc27202139147.
Este artigo é resultado de uma pesquisa científica e tem como objetivo analisar as narrativas infantis, pautadas em uma oficina de contação de história, a fim de entendê-la não somente como recurso pedagógico, mas também como fruidora de processos criativos, imagéticos e autorais. A pesquisa aconteceu em um colégio, vinculado a uma universidade comunitária, com 12 crianças da Educação Infantil (de 4 a 5 anos), durante um semestre, tendo a narrativa como abordagem metodológica. Os processos/resultados apontaram que a contação de história fortaleceu vínculos afetivos, a escuta e o sentido de autoria, evidenciando a experiência estética como mobilizadora nos processos cognitivos e sensíveis.
Palavras-chave : Educação; Contação de história; Criação.