Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
IIJIMA, Mayara Haruka Watanabe e ZANARDINI, Isaura Monica Souza. A influência do Banco Mundial na política educacional do Estado do Paraná. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e42092. Epub 19-Maio-2022. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc28202242092.
Este artigo objetiva apresentar a influência do Banco Mundial no que diz respeito às políticas educacionais implementadas no Estado do Paraná. Sendo assim, destacam-se o Projeto Qualidade da Educação Básica (PQE) no Paraná, aprovado em 1994, e o Projeto Multissetorial para o Desenvolvimento do Paraná, instituído em 2012. O projeto de educação disseminado por esse organismo internacional é sustentando e negociado de acordo com os interesses da política interna paranaense e incorpora aspectos do campo empresarial, resultando na intensificação de processos avaliativos, na busca pela eficiência e eficácia e na participação e responsabilização dos sujeitos em prol de melhores resultados.
Palavras-chave : Banco Mundial; Políticas educacionais; Produtividade da Educação; Avaliação da Educação; Qualidade da educação.