Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
BATISTA, Douglas Emiliano. Escola centrada n’A criança: ainda é possível aos alunos identificar-se com professores?. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e42949. Epub 20-Jul-2022. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc28202242949.
O artigo problematiza a emancipação política das crianças. Tendo esta sido concebida sob a inspiração essencialista da psicologia, ela centrou a escola em A criança. O artigo se inscreve no campo Psicanálise e Educação e tem, como conceitos centrais, sujeito do inconsciente; transferência; (des)identificação; e trabalho via di porre. Sustenta-se que a emancipação dos alunos não ocorre sem que, transferencialmente, eles se identifiquem aos professores, posicionando-os no lugar de Ideal-do-eu. Conclui-se que, graças à identificação, os alunos adquirem traços simbólicos que enriquecem seu Ideal-do-eu, assim como, graças à desidentificação ao mestre, os alunos subjetivam os conhecimentos escolares.
Palavras-chave : Psicanálise e Educação; Sujeito do inconsciente; Transferência; Transmissão simbólica; Identificação.