Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Linhas Críticas
versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431
Resumo
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto e SOUZA NETO, Samuel de. Epistemologia da prática no campo educativo: desafios, possibilidades e perspectivas. Linhas Críticas [online]. 2022, vol.28, e41650. Epub 27-Jun-2022. ISSN 1981-0431. https://doi.org/10.26512/lc28202241650.
Este trabalho teve como objetivo analisar algumas das potencialidades, limitações, desafios e perspectivas relacionadas ao conceito de epistemologia da prática no campo educativo. Buscou-se, por meio de um ensaio teórico, fundamentar as compreensões de prática nas ciências sociais de modo geral e as representações ligadas ao conceito de epistemologia da prática, perpassando parte de suas origens, críticas e perspectivas atuais. Conclui-se que é necessário fomentar o desenvolvimento de pesquisas sobre o conceito de epistemologia da prática, cujo paradigma analítico apresenta potenciais de contribuição para o desenvolvimento da prática pedagógica e da produção de saberes no campo educativo.
Palavras-chave : Epistemologia; Prática; Profissionalização; Ensino; Epistemologia da Prática.