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Jornal de Políticas Educacionais
versão On-line ISSN 1981-1969
Resumo
SILVA, Givanildo da e SATURNINO, Marco Antonio de Jesus. O Programa Parlamento Jovem Brasileiro e as suas possibilidades para o protagonismo estudantil. J. Pol. Educ-s [online]. 2022, vol.16, e84403. Epub 30-Maio-2023. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v16i0.84403.
O objetivo da pesquisa foi conhecer as ações desenvolvidas pela gestão escolar e pelos profissionais da educação na perspectiva de contribuir com o protagonismo estudantil no Programa Parlamento Jovem Brasileiro. A metodologia esteve pautada na abordagem qualitativa, tendo, como técnica de pesquisa, o estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio do questionário Google Forms. Participaram da pesquisa 20 integrantes, sendo 15 estudantes e cinco profissionais da educação de uma escola pública da rede estadual no interior do Piauí. Como resultados, foi possível perceber que o Programa Parlamento Jovem Brasileiro contribui para o protagonismo estudantil, de modo que amplia a visão de mundo dos envolvidos, bem como oportuniza a ambientação política e social das questões referentes aos dilemas enfrentados em seus cotidianos.
Palavras-chave : Programa Parlamento Jovem Brasileiro; Protagonismo estudantil; Participação; Gestão escolar.