Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Jornal de Políticas Educacionais
versão On-line ISSN 1981-1969
Resumo
BORTOT, Camila Maria e BRAS, Chocolate Adão. O Programa Aprendizagem para Todos como instrumento de racionalidade técnica na formação de professores em Angola. J. Pol. Educ-s [online]. 2023, vol.17, e89486. Epub 11-Out-2023. ISSN 1981-1969. https://doi.org/10.5380/jpe.v17i0.89486.
O presente artigo tem por objetivo analisar a construção e a consolidação da agenda que tem por base a racionalidade técnica para programas de formação inicial e continuada de professores angolanos no período de 2010-2020. Para tanto, focaliza o exame ao Projeto de Aprendizagem para Todos (PAT), em implementação desde 2013 com financiamento e assistência técnica do Banco Mundial e da Fundação Calouste Gulbekian. Apresenta dados relativos aos instrumentos pedagógicos que atribuem a formação docente à institucionalização da agenda pedagógica-mercantil de competências, aos preceitos da Nova Gestão Pública. Assim, ocorre em Angola, no período analisado, a racionalidade pelas vias endógenas e exógenas, em que instituições internacionais promovem a instalação da interdependência ao traçar planos nacionais a partir de pautas globais para lidar com problemas que exigem cooperação internacional e/ou alinhamento de políticas nacionais. O PAT, por sua vez, institucionaliza e direciona a formação inicial e continuada de docentes e gestores ao projeto internacional do direito à aprendizagem de harmonização para o controle e a eficácia de resultados em larga escala.
Palavras-chave : Políticas educacionais; Mercantilização da educação; Formação de professores em Angola; Programa Aprendizagem para Todos.