Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação
versão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto e ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Aprender a ser professor: o desenrolar de um ofício. Educação. Porto Alegre [online]. 2008, vol.31, n.03, pp.250-257. ISSN 1981-2582.
Este artigo discorre os resultados parciais da dissertação de Mestrado realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na UFSM. Insere-se na linha de pesquisa Formação, saberes e desenvolvimento profissional. Busca socializar o conhecimento produzido a partir do contexto de pesquisa que referendou o aprender a ser professor de docentes de ensino superior sem formação pedagógica tendo como pressuposto suas concepções de formação e docência. Possui como referencial metodológico a pesquisa qualitativa de cunho narrativo e os achados revelam que aprender a ser professor se faz na troca interpares, com os alunos e através da própria prática pedagógica.
Palavras-chave : Aprendizagem Docente; Concepções; Docência Superior.